Quem acompanha o blog já sabe, mesmo sem posts durante o ano, o primeiro post do ano era sempre minha participação no MeMe do Marvox, mas como não acontece mais e eu adoro fazer essa releitura do meu ano “gamístico” dizendo o que de melhor (ou pior) a gente jogou no ano que passou, meu texto seguirá aparecendo por aqui de forma independente!

Sendo assim, bora conferir os sete jogos que foram destaques na minha jogatina do ano de 2025.

Halo 2: Anniversary

Halo 2: Anniversary

2014 - 343 Industries, Xbox One

Minha saga com os jogos de tiro em primeira pessoa que deixei de jogar no passado (pecados gamísticos, parte 5?), não progrediu muito neste ano que passou e praticamente só consegui terminar o Halo 2 mesmo, isso porque eu comecei no início do ano e só fui terminar em agosto! 😪

Lançado originalmente em 2004 para o Xbox clássico, essa obra prima ganhou uma versão remasterizada em 2014 e compõe o pacote do Halo: The Master Chief Collection para Xbox One.

O legal desta continuação da saga de Master Chief é que você joga com os Covenants em determinados momentos, podendo assim, conhecer os dois lados da história. Talvez isso tenha sido inovador na época.

Full Void

Full Void

2023 - OutOfTheBit, PlayStation 4

Certamente inspirado em Another World, Flashback, Prince of Persia e outros do estilo, Full Void é um jogo de plataforma cinematográfico 2D com visual retrô pixelado e um mundo distópico. Você é um adolescente que tenta sobreviver neste mundo controlado por inteligência artificial.

O jogo é bem legal e apresenta uns puzzles bem levinhos, mas bastante imersivos. Um jogo muito bem feitinho, pena que é curto. Mas eu recomendo!

Metal Gear Solid (Master Collection Vol. 1)

Metal Gear Solid (Master Collection Vol. 1)

2023 - Konami, PlayStation 4

O que dizer do meu jogo favorito? Esta obra prima de Hideo Kojima foi relançada em uma coletânea chamada Master Collection Vol. 1 em 2023 para diversas plataformas. Nela inclui: Metal Gear (1987), Metal Gear 2: Solid Snake (1990), Metal Gear Solid (1998), Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty (2001) e Metal Gear Solid 3: Snake Eater (2004). Porém, digitalmente você consegue comprar os jogos separadamente, que foi o que fiz. Comprando o MGS, por exemplo, você garante os dois jogos de MSX também, além das versões especiais do Metal Gear Solid, como o VR Missions.

Enfim, o jogo é exatamente igual à versão do PS1, porém com troféus! Por causa disso, fiz uma coisa que nunca tinha feito antes: completei todas as VR missions! 😎

Jogaço! Estava com saudade de rejogá-lo!

Horizon Chase 2

Horizon Chase 2

2024 - Aquiris, PlayStation 4

Estava ansioso para jogar essa sequência que tinha sido lançada com exclusividade para os dispositivos Apple em 2022. Para as outras plataformas portanto, só saiu em 2024, dois anos após o lançamento original. Demorei um pouquinho para adquirir o game, mas quando o fiz, posso dizer que o jogo continua divertidíssimo com gráficos e jogabilidade ainda melhores comparados ao seu antecessor.

A trilha sonora ainda continua sendo um ponto forte, Barry Leitch mandou bem demais na composição deste segundo game. É um jogo que vale muito a pena, ainda mais sendo brasileiro!

Horizon Chase Turbo

Horizon Chase Turbo

2021 - Aquiris, PlayStation Vita

Jogando Horizon Chase 2 me incentivou a retomar minha jogatina do primeiro game no PS Vita. Isso mesmo, pouca gente sabe, mas o Horizon Chase Turbo foi lançado oficialmente no portátil da Sony. Em uma época que a loja virtual do console já praticamente nem existia mais, o jogo foi lançado apenas em mídia física e ainda por cima numa edição limitada da Eastasiasoft na Play-Asia.

Estou tentando platiná-lo, porém o port deste jogo é muito mal otimizado e está sendo uma tarefa quase impossível vencer os torneios, mas ainda não desisti!

Halo 3

Halo 3

2014 - 343 Industries, Xbox One

Depois de terminar Halo 2, já engatei no Halo 3, porém ainda não zerei! Este é o jogo que fecha o arco da história do primeiro game e continua muito gostoso de jogar. Lançado originalmente em 2007 para o Xbox 360 e relançado em 2014 na coletânea The Master Chief Collection, que convenhamos, é uma baita coletânea, praticamente a versão definitiva dos jogos da série até aqui!

Sapo Xulé e o Casamento Indesejado

Sapo Xulé e o Casamento Indesejado

2025 - Squash Studios, PC / Steam

Por fim, tivemos o retorno do Sapo Xulé ao mundo dos games! Desenvolvido pelos brasileiros da Squash Studios, o game conta as ilustrações do próprio Paulo José (criador do personagem), trilha sonora original e diversas fases para se divertir! Vale muito a pena, o jogo está disponível na Steam!

Todos os zerados

15/04 Full Void (PS4)
22/06 Metal Gear Solid (PS4) 🏆
17/08 Halo 2: Anniversary (Xbox One)

Total: 3 jogos 🥲


E aí, o que jogou em 2025?

Feliz 2026! 🍻